Entrevista com Rafaela Lopes

Rafaela Lopes – Mahaiah / Foto: Camila Fontana

Nesta edição de Novembro de 2022 conversamos com a joalheira Rafaela Lopes que, por conta de seu contato sempre muito próximo e desde muito jovem com as artes manuais, encontrou nos estudos em joalheria uma luz que transbordou na criação de sua marca de joias autorais, a Mahaiah.

Aluna da primeira turma de Fundamentos em Joalheria de Bancada I. da PERSÉFONE.lab, Rafaela Lopes conta um pouco mais sobre seu trabalho, técnicas que utiliza em suas criações e sua trajetória na joalheria.

Você poderá conferir nesta edição, também, um ensaio fotográfico com o trabalho delicado e sensível da Mahaiah.

O que te levou a se interessar por joalheria?
Rafaela:

O que mais me trouxe o interesse foi o trabalho manual e todos os processos que envolvem a criação e produção de uma joia. Sempre gostei de artes manuais, e quando a joalheria apareceu na minha vida foi amor a primeira vista.

Conta um pouco sobre sua trajetória na joalheria?
Rafaela:

A joalheria surgiu para mim como uma luz no fim do túnel, me vi meio perdida em certo momento da minha vida, até o ofício aparecer e despertar coisas incríveis dentro de mim. Eu sempre gostei e fui incentivada a fazer artes manuais desde pequena, até que em 2021 eu fiz uma aula experimental de joalheria com a professora Camila Fontana e naquele momento eu soube que era aquilo que eu queria fazer. Comecei a fazer cursos e workshops para me especializar na área, até que em 2022 criei a minha própria marca de joias, a Mahaiah Joias.

O que a PERSÉFONE.lab representou na sua trajetória?
Rafaela:

A Perséfone.lab está comigo desde o início, me introduziu no mundo da joalheria me trazendo muito conhecimento e autoconfiança, um espaço muito acolhedor. Ao longo dessa jornada fiz muitos laboratórios de joalheria, onde pude trazer novas ideias e desafios para as aulas, que sempre foram dadas com muita maestria, tenho imensa gratidão pela escola.

Conta um pouco sobre o seu trabalho? Quais materiais e técnicas você trabalha?
Rafaela:

Hoje trabalho com prata 950 e ouro 18k, faço peças de acordo com o gosto de cada cliente, uma trabalho mais exclusivo, mas sempre seguindo uma linha mais delicada, com pedras naturais.

Como nasceu a sua marca Mahaiah?
Rafaela:

A Mahaiah Joias surgiu no amor que o ofício despertou em mim, e na coragem de exercer o que eu realmente amo fazer. Tento trazer para a marca a autoconfiança que a joalheria me traz.

Saiba mais sobre o trabalho da Rafaela na @mahaiah_

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *